Salvador

Salvador é um filme de Oliver Stone com James Woods (um dos meus actores preferidos e muito subvalorizado na minha opinião).
Apresenta-nos o percurso de um fotojornalista de guerra durante a sua cobertura do conflito em El Salvador. Se por um lado apresenta uma enorme frieza ao fotografar "mantos" de cadáveres, por outro, apresenta uma enorme revolta e conflito interior sobre como agir perante algumas situações. Interessante ver como "o fotojornalista" tem que saber movimentar-se entre todas as partes do conflito tendo uma mistura de lábia, conhecimentos e muita sorte.
Um excelente filme, muito interessante, e que (obviamente) aconselho vivamente. Mais um grande papel de James Woods ao seu estilo durão e de anti-herói.

Mais info:
http://www.imdb.com/title/tt0091886/#comment

2 comentários:

badala disse...

Não vi. Certamente num clube de video perto demim. :)

A questão é basicamente a mesma que já debatemos aqui no outro dia. A arte de mostrar ao mundo a nossa própria crueldade.

Gonçalo T. Almeida disse...

Neste caso vamos um pouco mais longe. O filme também trata de mostrar como o fotojornalista lida com toda a desgraça que fotografa e como reage perante ela e também como se move nos meandros dos conflitos e lida com as várias facções políticas. Naquele tampo acredito que o trabalho fosse bastante mais "fácil" do que é hoje. Os fotojornalistas andavam de helicóptero com os soldados e podia fotografar livremente desde que se dessem bem com todas as partes. Hoje em dia são alvos a abater ou a raptar para depois serem excutados perante as câmaras.