Ansel Adams

Ansel Adams é considerado como uns dos maiores, senão o maior, fotógrafo de paisagens. A sua primeira vocação seria como músico-pianista, mas depressa deixou essa carreira para se tornar fotógrafo a tempo inteiro. Nasceu em 1902 e começou a fotografar em 1927 e nunca mais parou até morrer em 1984.

De entre as suas fotos destaco esta chamada The Tetons and the Snake River tirada em 1942. Neste ano e com o material dessa época conseguiu uma foto com uma qualidade que muitos de nós apenas sonhamos conseguir com o nosso material hi-tech digital e photoshops:

Pai da técnica de revelação por zonas, descobriu que conseguia muito mais impacto nas suas fotos a preto e branco colocando um filtro vermelho na objectiva da câmara. Vale a pena investigar o trabalho deste grande senhor que utilizou o seu trabalho para transformar algumas zonas dos EUA, como o parque de Yosemite, em património protegido.

-
Para quem o quiser conhecer, recomendo o documentário American Experience. É um documentário biográfico que infelizmente pouco fala da técnica de fotografia e da revelação por zonas que o caracterizaram. Não existe edição nacional em DVD, por isso ou se compra pela net, ou se "compra" pela net...

Por outro lado quem preferir ler, encontra quase o mesmo conteúdo do filme neste livro biográfico: Ansel Adams: The Spirit of Wild Places. Estou a lê-lo e sinceramente não traz nada de novo ao filme. Além disso, pelo que tenho lido em reviews, a qualidade das fotos deixa muito adesejar em relação aos originais. Mas pelo preço que custou, acho que é uma obra documental interessante.


3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a fotografia é espantosa. E ainda com o seu trabalho conseguiu transformar zonas em património protegido. Os grandes conseguem sempre excelentes coisas.

rui disse...

Olá Gonçalo

Fotografar é fantástico e tudo o que soubermos para melhorar a nossa prestação, será sempre uma mais valia.

Abraço

Anónimo disse...

Que lindo, é mesmo um artista do P&B, quem me dera conseguir fazer esta obra... daqui a cem anos.